Contato: (15) 3532-3232 / (15) 3532-2362

Rua Prudente de Moraes, 1254, Itararé, SP Localização

Odontopediatria

Odontopediatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de crianças.

Tem como objetivo preservar a dentição decídua, pois ela é importante para o desenvolvimento da face, uma vez que o alvéolo existe em função do dente e uma vez perdido o dente, o espaço se fecha dificultando o nascimento dos dentes permanentes, pois reduz o tamanho do arco dentário, bem como pode provocar a extrusão do dente antagonista quando o osso não acompanha procurando apoio, o que pode reduzir a dimensão vertical do indivíduo fazendo com que sua arcada fique disforme, podendo ainda causar disfunção na articulação têmporo mandibular.

A conservação dos dentes decíduos também é importante para o desenvolvimento da fala e traz equilibrio emocional das crianças ao se relacionarem com as demais.

Os dentes decíduos são importantes também na mastigação de alimentos nos primeiros anos de vida da criança.

• Quando os dentes decíduos (de leite) começam a se formar e a irromper?

A formação dos dentes decíduos inicia ainda no primeiro trimestre da gravidez, isto é, durante a vida intra-uterina do bebê. Ao nascimento, praticamente todos os dentes decíduos estão com a sua formação concluída.

Em geral, aos 6 meses de idade, irrompem os incisivos inferiores. Por volta dos 24-30 meses de idade, todos os 20 dentes estarão na cavidade bucal.

Em nosso consultório iniciamos os cuidados logo que os dentes erupcionam, orientando os pais, instruindo-os para que a criança tenha uma dentição perfeita.

A partir do momento que os dentes irrompem na boca, na superfície do esmalte adere-se uma película chamada de biofilmeou placa bacteriana.

Fazem parte desta película bactérias que fermentam certos açúcares da dieta alimentar e liberam ácidos os quais atuam como agentes desmineralizadores do esmalte. Iniciando-se  assim, um desequilíbrio iônico que leva à lesão de cárie.

• Quais são as medidas de prevenção de cárie que têm as melhores evidências no momento?

Controle do consumo de alimentos cariogênicos, remoção do biofilme (placa bacteriana) com escovações frequentes e uso de fio dental.

Com nossas orientações e controles semestrais,  a criança aprende a escovar os dentes, fazemos Aplicação de Flúor  para fortalecimento do esmalte e Aplicação de Selantes, promovendo a impermeabilização das  faces  oclusais, impedindo a formação  de cáries.

(15) 3532-2362 / 3532-3232

...ou preencha o formulário na nossa pagina de agendamento:

agende já